Nossa história
A Bloco B Produções, criada em 2015, herda o legado da Matéria Primma, que impactou o cenário cultural o Distrito Federal entre 1992 e 2014. Com vasta experiência, a Bloco B se destaca na produção de projetos que valorizam a arte de Brasília.
Trajetória
Desde 1992, como Matéria Primma, e agora como Bloco B, a produtora tem sido responsável por eventos icônicos no calendário cultural da cidade. Realizou shows de artistas renomados como Maria Rita, Geraldo Azevedo, Gilberto Gil, Paralamas do Sucesso, Zeca Baleiro, Rita Lee e Nana Caymmi. Além disso, trouxe à cidade espetáculos com grandes nomes do teatro nacional, como Domingos de Oliveira, Ariano Suassuna, Sérgio Britto, Paulo Autran, Cássio Scapin, Miguel Falabella, Augusto Boal, Marieta Severo e Andréa Beltrão.
Atuação Institucional
No âmbito institucional, a Bloco B executou eventos para CUT/DF, SINDJUS/DF, Sindicato dos Bancários de Brasília, Partido dos Trabalhadores e Fundação Perseu Abramo. A produtora organizou a Conferência Eleitoral Marco Aurélio Garcia em 2023 e participou das atividades de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003, 2007 e 2023.
Contribuição Cultural
A Bloco B tem sido fundamental na promoção e valorização da cultura no Distrito Federal, destacando-se pela qualidade e eficiência em cada projeto realizado
Nossa linha do tempo
III Encontro de Teatro Lambe Lambe
O Encontro Internacional, que aconteceu no Espaço Cultural Renato Russo, reuniu mais de 25 artistas do teatro lambe lambe e de animação, músicos, exposição de miniaturas e feira gastronômica.
Mistura Geral - Artes Cênicas
Realizado em junho Teatro dos Bancários, o Mistura Geral Artes Cênicas trouxe ao público grandes nomes do teatro como Elisa Lucinda, Paulo Betti, Claudio Lins e os de Brasília Amacaca e Cia Buritis.
Mistura Geral - Música
O Mistura Geral Música encheu o Teatro dos Bancários com shows de artistas como Otto, Sandra Sá, Lirinha, Hodari, Seu Preto, Leticia Fialho, Puro Suco e Joanah Flor. Além dos shows, o festival promoveu rodas de conversa e uma feira cultural, criando um espaço de conexão e reflexão sobre a cultura brasileira.
Paralelo 16
A mostra de dança contemporânea exibida na CAIXA Cultural Brasília, teve como tema Diversidade, destacando a inclusão de negros, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência.
Encontro de Teatro Lambe Lambe: Caravanas Feiras Populares
Projeto itinerante que levou o teatro lambe-lambe, pocket shows e contação de histórias para 04 feiras populares nas cidades do Gama, Lago Oeste, Planaltina e Asa Norte, durante o mês de março.
Divino Festival
Celebração que une pessoas e inspira a consciência coletiva por meio da música, da arte e do Bem Viver. Reuniu artistas como Mateus Aleluia, SaciWerê, Maíra Freitas eJazz das Minas e Alberto Salgado.
Conferência Eleitoral 2024 e Programa de Governo Marco Aurélio Garcia
Encontro de discussão para estratégias para eleições municipais do Partido dos Trabalhadores(PT) com foco em diversidade e inclusão, reunindo mais de 5 mil participantes.
Aniversário de 43 anos do PT
Realizado pela Fundação Perseu Abramo e Partido dos Trabalhadores. O evento, produzido pela Bloco B, foi marcado por uma mistura de prontidão, luta e festa. A comemoração reuniu políticos influentes do PT e militantes de todas as regiões brasileiras
Festival do Futuro
A Bloco B participou da produção do Festival do Futuro, tendo sido responsável pela Feira Gastronômica, Espaço Infantil, Área de Convivência, Palcos Alternativos, Show com Artistas de Brasília e Cortejo da Cultura Popular , marcando a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2023, contribuindo para um evento repleto de cultura, esperança e resistência
Palco de Luta
Produção do pré-Lançamento do documentário Palco de Luta, dirigido por Iberê Carvalho, em comemoração dos 60 anos do Sindicato dos Bancários de Brasília.
Mistura Geral
Levou ao palco uma mistura de artistas locais e nacionais, como Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, O PlantaE, Martinha do Coco, Lirys Catharina, Ska Niemeyer, Muntchako, RAPadura Xique-Chico, Tião Carvalho e Flaira Ferro. Além de debates com temas como a diversidade de gênero na produção cultural e questões de identidade, em rodas de conversa provocativas e enriquecedoras.
Sexta Básica
Produção do projeto apresentado pelo Sindicato dos Bancários, com shows de Carlinhos Brown e banda Maskavo no Setor Bancário Sul.
Plural - Música e Diversidade III Edição
A mais recente edição do Plural reuniu uma seleção diversa de artistas nacionais, locais, exposição e oficinas. Entre os destaques estavam Linn da Quebrada, Alice Caymmi, Getúlio Abelha, Majur, Potyguara Bardo e Letícia Fialho também contribuíram para a diversidade musical que definiu o evento.
Plural - Música e Diversidade - II Edição
O festival, que aconteceu de forma online de 13 a 18 de setembro de 2021, teve como foco o empoderamento das expressões de diversidade e a luta contra a LGBTfobia. Além dos shows de Johnny Hooker e Urias, o evento contou com uma mostra de filmes, concurso de fotografia, baile vogue, rodas de conversa e performances.
Arte & Fato
Realizado pelo Sindicato dos Bancários, a Bloco B foi responsável pela produção de 18 edições, de julho/21 a abril/22, uma série de eventos virtuais com apresentações artísticas intercaladas por falas de personalidades. Apresentado pelo ator Murilo Grossi, o projeto recebeu artistas como Chico Nogueira, Carlos Pial, Renato Matos, Marcos Palmam, Marcela Rodrigues, Liga Tripa, Vanessa Pinheiro e Vicente Sá.
II Encontro de Teatro Lambe-lambe
Realizado em fevereiro, o evento contou com 27 espetáculos do DF e de diversos outros Estados do Brasil e espetáculos de grupos internacionais. O encontro promoveu também três Rodas de Conversa, duas Palestras e duas Oficinas.
Plural - Música e Diversidade - I Edição
Festival, realizado nos dias 25 e 26 de Julho de 2020 online, com shows, oficinas, debates e mesas redonda. Teve a participação de: Anna Moura, Mc Debrete, Puta Romântica, Pietra Sousa, Rainhas do Babado e Tonhão Nunes, Azzula, Bia Ferreira, Jup do Bairro e Liniker
Anima Brasília
Projeto de teatro Lambe-Lambe, realizado no período de 10 de agosto a 01 de setembro, aos sábados e domingos, em dez pontos turísticos de Brasília, com apresentações de espetáculos de animação em miniatura, para todas as idades.
Festival Matrizes
Realizado no Riacho Fundo I, Brasília, nos dias 26 e 27 de Maio de 2018. Atrações: Jongo do Cerrado, Mariana Macuxi, Martinha do Coco, Alberto Salgado, Jongo da Serrinha, Samba do Formigueiro, Capoeira Grito da Liberdade, Filhas de Oyá, Tambor de Criola de Teodoro, Thabata Lorena, Bule Bule e Adiel Luna.
Lótus Festival
Aconteceu no Museu da República reunindo pessoas diversas para celebrar e refletir. Levou ao palco artistas como Mawaca, Djuema Tikuna, Juraídes da Cruz, Arun, Renata Jambeiro, Ha Ono Beko, Pedra Branca e André Luiz Oliveira e ofereceu uma programação diversa com palestras, debates, oficinas artísticas e práticas meditativas.
Encontro de Teatro Lambe Lambe - I Edição
Realizado no CCBB de Brasília nos dias 28 e 29 de Abril de 2018 e contou com diversos espetáculos de Lambe Lambe e de animação do DF, nacionais e internacionais, além de pokcet shows e intervenções artísticas.
Isadora - A História da Bailarina Isadora Duncan
Temporada do espetáculo, nos de 16 a 18 de Março de 2018 na Caixa Cultural Curitiba/PR, tendo no elenco Melissa Vettore, Roberto Alencar e Patrícia Gaspar , com direção de Elias Andreato.
Quasar Cia de Dança
Produção local, entre 1998 e 2017, dos espetáculos: Sobre Isso Meu Corpo não Cansa / No Singular / Tão Próximo / Só tinha de ser com você / O+ / Empresta-me Teus Olhos / Uma história invisível/ Coreografia para Ouvir / Divíduo/ Registro (desde 1998).
Processo de Conserto do Desejo
com Matheus Nachtergaele. Temporada no Teatro Funarte Plínio Marcos.
Festival de Música Popular do Gama
No estacionamento do estádio Bezerrão, contou com shows de Chico César e a Móveis Coloniais de Acajú, além de outras 20 artistas de todo o Brasil e uma mostra competitiva com premiações.
Convenção do Partido dos Trabalhadores do DF
Produção do evento de convenção para a eleição de Governador do DF.
Solos em Cena
Mostra Nacional de Espetáculos Solos. Foram 5 edições, entre 2002 e 2013, que levaram à Sala Alberto Nepumuceno do Teatro Nacional, Sala Cássia Eller e Teatro Plínio Marcos da Funarte, os mais importantes atores e dançarinos de Brasília e de outros estados do Brasil.
Setores em Arte
Apresentações de música, teatro e cultura popular nos setores do Centro de Brasília, durante 8 dias, na hora do almoço e no final de tarde, com: Miquéias Paz, As Caixeiras Cia de Bonecas, Marafreboi, Seu Estrelo e Fuá do Terreiro e Boi do Seu Teodoro.
Ocupação Funarte – Sala Cássia Eller
Co-produção de série de shows: Ellen Oléria, Filipe Catto, Pélico, Adriano Faquinni, Renato Matos, Eduardo Rangel, Rubi, Dialeto SoundCrew, Magu Diga How, Flora Matos, Ataque Beliz, Dino Black, Alessandro Santoro, Quarteto de Cordas, Dj Tudo, DjRaffa, Beirão, Zé do Pife e as Juvelinas, Dillo Araújo, Autoramas, e Satanique Samba Trio
Ocupação Funarte - Teatro Plínio Marcos
Co-produção de mostras, festivais e temporadas de espetáculos cênicos: Concessa Tecendo Prosa (Cida Mendes), Festival Mulher em Cena, Viva Dança - Festival Internacional, CRU - e o que mais você quer além de morrer? e A última vida de um gato (Direção de Alexandre Ribondi e Sérgio Sartório), Você é quem você come (Grupo De 4 é melhor), Simpósio de Arte e Tecnologia, FTB - De Rua, A porca faz anos (Direção de Felícia Johansson) e Grupo Parlapatões.
SINPRO DF
Festa dos Professores com Nando Reis e Leci Brandão e Projeto Outras Pautas com MV Bill e GOG.
FFLAC – Festival Flamenco de Curta Metragem Cinema
Mostra de filmes no Instituto Cervantes e CCBB
Ocupação Funarte – Sala Cássia Eller
Co-produção de série de shows com: Conrado Silva, Quarteto Radamés Gnatteli, Rênio Quintas Trio, Renato Vasconcelos Quarteto, Roberto Corrêa, Jorge Antunes,Nei Lopes, Cris Pereira, Camilla Faustino, Joana Duah, Ligiana, Renata Jambeiro, Zezé Mota, Pereira da Viola, Rodrigo Caçapa, Hamilton de Holanda, Fernando Sodré, Pedro Martins, Cacai Nunes e Nicolas Krassik, B Negão, Ataque Beliz, Vavá Afiuini e Toró de Palpites, Satanique Samba Trio, Sacal, Ventoninha de Canudos, Ciclone na Moringa, Umbando, Macaco Bong e Caldo de Piaba.
Ocupação Funarte – Teatro Plínio Marcos
Mostras e temporadas de espetáculos de teatro e dança: A Menininha, O Chapéu, Meu Chapéu é o Ceu, A Guerrilha do Bom Humor, Ser encantado – Michael Jackson, Caixa de Memória, Tome sua Poltrona, Fragmentos de Sonhos do Menino da Lua, A Sagração da Primavera, Sudeste Tudo Depende de como você me vê passar, Distração Essencial, Impar, O nome Cientifico da Formiga, Escapada e, Céu na Boca.
FFLAC – Festival Flamenco de Curta Metragem Cinema
Mostra de filmes no Instituto Cervantes e CCBB
CRO/DF
Festa de Lançamento da Pedra Fundamental do Conselho Regional de Odontologia do DF. Show com Geraldo Azevedo.
Maria Rita
Projeto Viver Cultura,em parceria com o SINDJUS/DF. Show no Centro Comunitário da UnB.
Posse do Presidente Lula
Coordenação de Produção dos Shows em 2007: Olodum, Geraldo Azevedo, Célia Porto, Renato Matos e Leci Brandão
Encontro dos Povos das Florestas
Co-produção dos shows de Milton Nascimento, Orquestra Sinfônica Teatro Nacional e Almir Sater.
CECRIA
Dia de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, shows de Araketu, Afroreaggue, Olodum Mirim, Casa de Farinha e Há Ono Beko
SINDJUS/DF
Produção de festa de final do ano (2002, 2003, 2004, 2005). Shows com Paralamas do Sucesso, Gilberto Gil, Rita Lee e Fagner e Zeca Baleiro.
As Nuvens, Nada de Novo e Sardanapalo
Grupo de Teatro Parlapatões. Teatro da Caixa Cultural Brasilia
Dia Nacional do Circo
Coordenação de Produção de diversas atividades circenses na Esplanada dos Ministérios, promovidas pelo MinC.
Cada Sujeito do Seu Jeito
Com os comediantes Nilton Pinto e Tom Carvalho no Teatro da Caixa Cultural Brasília
Beijos de Verão
De Domingos de Oliveira, com Bruno Ferrari, Fernanda Souza, Léo Fuchs e Tatiana Muniz. Temporada em Brasília no Teatro Dulcina.
Posse do Presidente Lula
Produção Local das atividades artísticas em 2003: Diversos artistas da cultura popular e importantes nomes da música brasileira.
Miqueias Paz
Agenciamento e produção, entre os anos de 1992 e 2001, dos espetáculos: Brincadeiras de Criança, Tradição e Contradição, Gregor Sansa, Brasil Brasileiro e Mimicando.
Cordel do Fogo Encantado
Primeiro show do grupo em Brasília na Sala Villa Lobos do Teatro Nacional
Cartas de um Sedutor
Com Murilo Grossi, Adriana Lodi e Yonara Aniszewski. Produção da temporada no Rio de Janeiro.
Aniversário do Conjunto Cultural da Caixa
Com Boi do seu Teodoro, Luciana Astiko, Circo Artetude e Orquestra de Senhoritas.
Verão Cultural Caixa
Mostra com cinco espetáculos: Quadrante com Paulo Autran, Subversões com Luis Salém, Aloísio de Abreu e Márcia Cabrita, Arte Oculta com Carlos Moreno e Cristina Mutarelli, Confissões de Mulheres de Trinta de Domingos de Oliveira e Oscar Wilde com Elias Andreato.
A História de Lampião Jr. E Maria Bonitinha
De Januária Cristina Alves. Direção de Valdo Resende
Toque Cultural
Série de shows nas férias de julho: Lenine, Mundo Livre S.A, Zeca Baleiro, Flávio Venturini, Joyce, Danilo Caymmi, Paulinho Moska, Chico César, Avacalhando o Vocal e Moraes Moreira.
Arte é 10
Espetáculos de dança, música e teatro levados aos alunos de ensino fundamental e médio com cunho pedagógico de forma de contribuir com a educação através da arte. Com BaSirah, Gog, André Luiz Oliveira, Márcio Bomfim e Celeiros das Antas. O projeto seguiu orientação dada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da educação e do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília.